Sobre o Simpósio

Como surgiu o I Simpósio: VAMOS FALAR SOBRE AUTISMO?, com a temática: IMPORTÂNCIA DA TRÍADE INTEGRADA: FAMÍLIA, ESCOLA E EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

O I Simpósio sobre AUTISMO realizado pela APAE – CERII no ano de 2018 surgiu de forma tímida, com o objetivo de atender a demanda das pessoas com autismo da Instituição, bem como a apresentação à comunidade Itapetinguense e região do Espaço de adaptação para pessoas com Autismo ( EAPA).

O Evento foi programado para um público de 100 pessoas e tivemos como participantes aproximadamente 88 pessoas, o que nos surpreendeu e muito.

O local realizado foi o Auditório da Academia Itapetinguense de Letras e contou com a ilustre presença dos seguintes palestrantes: Vívian Fátima de Oliveira – UNIPLAC/ SC e DRª Neuropediatra Lorena Tanajura – Neuropediatra Vitória da Conquista - BA , com uma carga horária de 10 horas

Durante a semana de 10 à 14 de Setembro de 2018 aconteceu na APAE um período de Formação para a Equipe Multiprofissional da Instituição CERII, bem como para profissionais do CAEE – Secretaria Municipal de Educação, do CREM – Centro de Reabilitação e Equoterapia Manuela e representante da Secretaria Municipal de saúde. A formação foi ministrada pela Proª Mestre Víviam F. De Oliveira em parceria com a UNIPLAC – SC e com a Mediadora Psicóloga Elizângela César do CER II – APAE. Na ocasião foi inaugurado o ESPAÇO DE ADAPTAÇÃO DA PESSOA COM AUTISMO ( EAPA), contando com a presença de todos os profissionais que participaram da formação.

Durante o I SIMPÓSIO, especialmente no dia 14 de Setembro, foi possível observar o engajamento das Redes Municipal e Particular de Ensino do nosso Município e região o que fora de grande importância para o estreitamento de laços entre as Instituições e aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação e Saúde.

A partir de então, os estudos, reuniões, encaminhamentos, funcionamento e atendimento para pessoas com Autismo aconteceram de forma contínua e nos impulsionou para a realização do II SIMPÓSIO que está a caminho..